4 Curiosidades que a Medicina Possui e Você nem Suspeita

A medicina é uma das áreas mais importantes e que atrai diversos curiosos. E por isso, nós separamos 4 curiosidades que a medicina possui e você nem suspeita. Então, se você gosta da área e quer agregar mais conhecimento, confira 4 curiosidades que a medicina possui e você nem suspeita!

4 curiosidades sobre medicina que você nem suspeita

Sobre a área da medicina

A princípio, a área da medicina é uma das mais desejadas dentro das universidades. Nesse sentido, o vestibular de medicina também é um dos mais concorridos e difíceis.

O curso tem duração de seis longos anos, um currículo extenso e bem puxado e aulas que acontecem em período integral. Além disso, o aluno precisa comparecer  a seminários, realizar pesquisas e, claro, plantões em hospitais.

Desse modo, nos primeiros dois anos, o aluno tem contato com matérias básicas, como anatomia e patologia. Outras disciplinas são bases moleculares e celulares dos processos normais e alterados, fisiopatologia dos sinais e sintomas das doenças, entre outras.

✓ Veja também:

Porém, os alunos só começam a lidar com pacientes, a partir do terceiro ano, nas disciplinas profissionalizantes e no treinamento em atendimento.

Inclusive, desde 2015 os estudantes que ingressarem nos cursos de medicina, deverão cumprir obrigatoriamente um ciclo de dois anos da grade curricular no Sistema Único de Saúde (SUS).

Ou seja, além dos seis anos de faculdade, o acadêmico precisa de mais dois anos dedicados à residência no SUS. Logo, são oito anos no total estudando e se dedicando à área.

Contudo, existem alguns fatos que parte dos estudantes, e até profissionais, não sabem a respeito da área. Portanto, nós separamos aqui uma lista com 4 curiosidades que a medicina possui e você nem suspeita. Confira:


4 curiosidades que a medicina possui e você nem suspeita

Como mencionamos, a área da medicina é repleta de conhecimento, dedicação e, claro, muita informação. Tanto que, existem alguns fatos que muitas pessoas desconhecem sobre a profissão.

E por isso, nós preparamos um ranking que contém 4 curiosidades que a medicina possui e você nem suspeita. Então, continue a leitura para saber os quatros fatos curiosos:

✓ Veja também:


1 – Uso de objetos e técnicas pouco convencionais

Você já deve saber que muito antes da ciência evoluir, os métodos e técnicas utilizados eram bastante incomuns. Inclusive os “remédios”. Nesse sentido, na época da Idade Média, a gente podia se deparar com isso.

Fonte: Fatos Curiosos

Isso porque eram utilizados objetos bem parecidos com seringas, para inserir, por exemplo, a bile de um javali através do ânus de um paciente para regular o intestino. Estranho, não é?!


2 – Tratando hemorróidas com ferro quente

Continuando nossa lista de 4 curiosidades que a medicina possui e você nem suspeita, vamos citar sobre a curiosa (e dolorosa) forma como a medicina tratava hemorróidas.

Nesse sentido, a doença, chamada de Doença de São Fiace na Idade das Trevas, era tratada com ferro em brasa. Isso porque São Fiace teve suas hemorroidas curadas milagrosamente depois de utilizar um ferro em brasa nelas.

Fonte: História da Medicina

3 – Tratamento precário para doenças mentais

Atualmente, nós sabemos que as doenças mentais são um grande problema na população. Porém, a inovação da ciência fez com que os métodos e tratamentos se tornassem acessíveis em alguns casos, sem intervenção de medicamentos.

Mas essa não era a realidade há séculos atrás. E nossa terceira curiosidade sobre medicina que você nem suspeita é sobre isso.

Naquela época, os médicos usavam um método chamado trepanação, que consiste em abrir um ou mais buracos no crânio, usando uma broca neurocirúrgica.

Fonte: História da Medicina

Desse modo, o método era muito utilizado em hospícios ou clínicas para doentes mentais. Além disso, era feita por cirurgiões que acreditavam que os demônios e espíritos malignos iriam sair do corpo do paciente. Insano, né?


4 – Diga 33

Por fim, nós fechamos nosso ranking de 4 curiosidades que a medicina possui e você nem suspeita com um fato bem legal. Antigamente, os médicos pediam para seus pacientes dizerem 33 ao examinarem o peito.

Desse modo, a pronúncia do número provoca uma vibração que não será ouvida, caso o pulmão esteja com indícios de pneumonia.

Viu como a medicina é repleta de curiosidades e fatos que muitos desconhecem? Então, se você curtiu esta matéria, não deixe de acompanhar nosso portal para mais fatos curiosos!

Sair da versão mobile