5 Curiosidades sobre Engenharia que Você vai Adorar Saber
Se você pretende seguir no ramo da engenharia ou já atua no ramo, temos aqui 5 curiosidades sobre engenharia que você vai adorar saber. Por isso, continue esta leitura para conferir a lista com as 5 curiosidades sobre engenharia que você vai adorar saber!
GUIA DE CONTEÚDO
O ramo da engenharia
A princípio, o ramo da engenharia se divide em áreas e aplicabilidades bem distintas. Nesse sentido, com exceção das ementas básicas, as demais disciplinas e conhecimento adquirido, variam bastante conforme a área que o profissional decidiu atuar.
Desse modo, a profissão se desdobra em diversas áreas. Sendo elas:
- Ambiental;
- Civil;
- Computação;
- Controle e Automação;
- Elétrica;
- Mecânica;
- Do Petróleo;
- Produção;
- Química;
- Das Telecomunicações;
- Engenharia de Software;
- De alimentos;
- Florestal, entre outros.
Porém, independente do segmento da engenharia que você escolheu seguir, há alguns aspectos que muitos estudantes, e até mesmo engenheiros, desconhecem. E hoje, nós listamos 5 curiosidades sobre engenharia que você vai adorar saber!
Mas antes, vamos entender um pouco do mercado de trabalho deste profissional. Acompanhe:
✓ Veja também:
- Crescer em uma Empresa ou Empreender?
- Cursos Online Grátis e com Certificado para dar um UP no Currículo
O mercado de trabalho para o engenheiro
Quando falamos do mercado de trabalho para o engenheiro, podemos destacar a versatilidade e variedade para atuação. Nesse sentido, a carreira segue sendo uma das mais procuradas pelos estudantes.
Assim, com o avanço de novas tecnologias e das descobertas digitais, outros ramos da Engenharia foram surgindo. Como é o caso das áreas de Controle e Automação, de Software, de Telecomunicações etc.
Entretanto, isso não significa que as engenharias mais tradicionais percam espaço no mercado. Ou você consegue imaginar um mundo sem a presença de engenheiros civis?
Além disso, você pode trabalhar atuando de diversas formas. Por exemplo, como engenheiro mesmo, ou na diretoria, consultoria ou supervisão de um projeto.
Agora que você já conhece um pouco mais da profissão, vamos apresentar aqui 5 curiosidades sobre engenharia que você vai adorar saber. Confira:
1 – Amplitude na oferta de cursos
Como você observou, a engenharia se divide em diversas áreas de atuação. A princípio, existem mais 40 tipos diferentes de engenharia que trabalham com áreas bem específicas.
Então, não basta ter vocação e dom para a área. Logo, é preciso descobrir qual das modalidades tem mais a ver com o seu perfil e focar seus estudos nessa direção.
Desse modo, sempre leia a ementa e grade curricular dos cursos previamente. Além disso, é interessante conversar com quem já atua na área.
2 – Engenharia não se resume apenas a cálculos
Seguimos nosso ranking de 5 curiosidades sobre engenharia que você vai adorar saber, trazendo uma característica que assusta muitos estudantes: os cálculos!
Porém, diferente do que muitos acreditam, o curso de engenharia não se resume a 100% de disciplinas com cálculos.
Desse modo, o curso de Engenharia de Produção, por exemplo, possui uma base na grade curricular de administração que traz conceitos de gestão e humanas.
3 – Mesmas disciplinas
A princípio, durante a graduação, todos os cursos de engenharia possuem as mesmas disciplinas básicas. Isso, mesmo! Durante os primeiros quatro semestres as matérias são iguais para todos.
Porém, a partir do terceiro ano de curso, as matérias se tornam específicas de acordo com a área de atuação que o estudante escolheu cursar.
✓ Veja também:
- Crescer em uma Empresa ou Empreender?
- Cursos Online Grátis e com Certificado para dar um UP no Currículo
4 – Muitos não entendem a profissão
“O engenheiro civil é o que constrói casas, né?” Talvez você não saiba, mas a maioria das pessoas não sabem o que os engenheiros fazem, de fato.
Desse modo, ela possui tantos desdobramentos, que muitos não entendem ou até confundem as atuações.
Portanto, pesquise e estude bem as áreas antes de se matricular em um curso.
5 – Registro no CREA
Por fim, encerramos nossa lista de 5 curiosidades sobre engenharia que você vai adorar saber, falando do CREA.
Desse modo, após concluir os seis anos de graduação e pegar o diploma, o profissional deverá estar habilitado legalmente para atuar e obter uma autorização para exercer a profissão.
Esta autorização deve ser emitida pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) do seu estado.