Resultado Encceja 2022: Quando e Como Acessar Resultado e Notas

Após a prova, os participantes deste exame ficam ansiosos aguardando o resultado Encceja 2022. resultado Encceja 2022 será divulgado dias após a realização da prova. Saiba neste post a data que está marcada para sair a lista de aprovados! 

Resultado Encceja 2022
Resultado Encceja 2022

Antes de qualquer outra informação referente ao resultado deste exame, é de suma importância que você saiba mais um pouco sobre o Encceja 2022. Veja no tópico a seguir! 

O que é Encceja?

 Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), é um exame no qual dá a chance das pessoas que não concluíram os estudos dentro da idade adequada de conseguir o tão sonhado certificado de conclusão do Ensino Fundamental e Médio. 

Para isso, é necessário fazer uma prova. Aqueles que conseguirem a pontuação necessária, receberão o certificado de conclusão do Ensino Fundamental e Médio, podendo assim iniciar um curso superior ou ingressar no mercado de trabalho em melhores posições. 


Como é a prova do Encceja?

A prova do Encceja é diferente para as pessoas que querem fazer para o Ensino Fundamental e para as outras que querem o certificado do Ensino Médio. 

No entanto, ambas são compostas por questões objetivas + redação. Os conteúdos cobrados são do Ensino Fundamental e Médio.

Veja quais são as provas do Encceja 2022 disponíveis para cada nível de ensino:

Ensino Fundamental

  • Ciências Naturais;
  • Matemática;
  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação;
  • História e Geografia.

Ensino Médio

  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias.

São cobradas 30 questões de cada uma das matérias mencionadas acima! 


Quando sai o resultado Encceja 2022?

A data de divulgação do resultado Encceja 2022 ainda não foi divulgada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável por todas as etapas deste exame. 

Geralmente, o resultado é divulgado cerca de 100 dias após as provas. Assim que obtivermos informações referentes a data de divulgação dos resultados, voltaremos a atualizar este post! 


Como acessar o resultado Encceja 2022?

Para saber qual foi a sua nota obtida neste exame, é necessário que confira o resultado Encceja 2022. 

Veja a seguir o passo a passo que elaboramos para que você saiba como funciona o Encceja 2022:

  • Vá até o site Encceja;
  • Nos campos em aberto, informe o número do seu CPF e senha cadastrada no momento da inscrição;

  • Agora clique em “Login”;
  • Uma nova página será carregada;
  • Confira todas as informações apresentadas, inclusive, as notas de cada uma das matérias.

Resultado Encceja 2022Importante: Para conseguir a aprovação e, consequentemente, o Certificado de Conclusão, o participante precisa atingir no mínimo 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento.

Além disso, na redação Encceja 2022 é preciso ter nota igual ou superior a 5 pontos.


E agora, o que fazer com o resultado?

Agora que você já está ciente do seu resultado Encceja 2022, deverá imprimir o boletim e ir até à instituição certificadora escolhida no ato da inscrição. 

Essa instituição pode ser uma secretaria estadual de educação ou instituto federal de educação tecnológica. 

Chegando lá, mostre o seu resultado e informe que foi pegar o seu Certificado de Conclusão do Ensino Fundamental e/ou Médio. 

Resultado Encceja 2022

Atenção! 

É de suma importância lembrar que cada instituição possui um prazo para a emissão desse certificado. Sendo assim, fique atento (a) a este prazo para que você não perca a oportunidade de ter o seu diploma de conclusão dos estudos!

Este artigo foi útil? AVALIE

Avaliação média:
Total de Votos:

Resultado Encceja 2022: Quando e Como Acessar Resultado e Notas

Sophia Araújo
Especialista em produção de conteúdo para web desde 2017, atua como redatora do portal, compartilhando informações atualizadas e notícias sobre as Provas do Encceja para Ensino Fundamental e Médio, além de tirar as dúvidas de todas as pessoas interessadas em ingressar no programa educacional.