Crescer em uma Empresa ou Empreender? Melhor Opção Hoje

Sabemos que para muitos, ter o próprio negócio é a concretização de um sonho. Porém, o que seria mais vantajoso hoje: crescer em uma empresa ou empreender? É isso que vamos abordar neste artigo, para te ajudar a definir qual a melhor alternativa para você, crescer em uma empresa ou empreender. Confira!

Crescer em uma Empresa ou Empreender
Crescer em uma Empresa ou Empreender

Crescer em uma empresa ou empreender?

A princípio, o número de brasileiros recorrendo ao empreendedorismo cresceu nos últimos anos. Nesse sentido, o cenário catastrófico deixado pela pandemia, fez com que as pessoas buscassem alternativas de renda extra.

Contudo, também é fato que muitos têm um pé atrás com o próprio negócio. Seja por falta de dinheiro para investir, ou não querem abrir mão da sensação de segurança que a CLT traz para alguns.

Desse modo, seria mais interessante se aventurar em um negócio próprio e ter mais flexibilidade ou buscar uma promoção na empresa para permanecer com direitos garantidos pelo governo, como 13° e FGTS?

✓ Veja também:

A verdade é que não existe uma resposta única para o que é melhor entre crescer em uma empresa ou empreender. Desse modo, o indicado é analisar o seu momento de carreira e de vida pessoal.

Isso porque muitos fatores influenciam essa resposta, que pode variar tanto de pessoa para pessoa quanto de momento para momento. Porém, não se desespere, pois vamos falar sobre as vantagens (e desvantagens) de cada opção. Confira:


Vantagens de empreender

Para ajudar a avaliar se é melhor crescer em uma empresa ou empreender, vamos listar algumas das principais vantagens (e algumas desvantagens) de cada uma, começando pela opção de empreendedorismo. Acompanhe:

  • Autonomia – Inicialmente, quando se é empreendedor, existe a autonomia para tomar decisões e gerenciar seus horários, por exemplo. Desse modo, é uma vantagem bastante atrativa, especialmente para quem gosta de liberdade.
Crescer em uma Empresa ou Empreender
Fonte: Contabilize

✓ Conheça o Encceja:

No entanto, não podemos esquecer que essa autonomia vem acompanhada da responsabilidade pelas decisões tomadas, inclusive as erradas;

  • Trabalhar para você – Esta é uma das grandes vantagens de se empreender: trabalhar para você! Nesse sentido, quanto mais seu negócio der resultado, mais dinheiro você pode ganhar;
  • Ganhos ilimitados – Logo, caso seu negócio prospere, você pode ganhar muito dinheiro, sem um limite definido. Ou seja, totalmente diferente de quem tenta crescer em uma empresa, que precisa aceitar o salário definido mensalmente.
  • Atuar em diversas áreas – Ao empreender, é bem provável que você precise atuar em todas as áreas de seu negócio, mesmo que de forma breve. Isso tem a grande vantagem de transformar você em um profissional mais completo. 
Crescer em uma Empresa ou Empreender
Fonte: Digitale Têxtil

Agora, vamos analisar as vantagens de quem opta por crescer em uma empresa. Confira:


Vantagens de crescer em uma empresa

Após analisar as vantagens que o empreendedor tem, vamos estudar quais os prós de quem opta pela ”segurança da CLT” e decide crescer em uma empresa. Nesse caso, as vantagens são:

  • Salário garantido – Com certeza, essa é uma das melhores vantagens de estar em uma empresa como CLT, especialmente para quem não gosta de instabilidade. A desvantagem é que, se você perder o emprego, perde toda a fonte de renda;
  • Benefícios garantidos por lei – Aqui, você terá direito a férias remuneradas, 13°, hora extra, etc. Então, é algo que precisa ser bem analisado ao migrar da CLT para o empreendedorismo;
  • Plano de carreira – Por fim, em uma empresa você pode conseguir uma promoção ou um aumento de salário, mesmo que o resultado geral não esteja tão bom quanto o esperado. Porém ,ao empreender, se a empresa vai mal, você ganha menos (ou nem ganha).

Crescer em uma empresa e empreender ao mesmo tempo

Como você notou, escolher entre crescer em uma empresa ou empreender é muito complexo, visto que diversas pessoas passam a ter o próprio negócio como plano B, enquanto ainda estão empregadas.

Ou seja,  se você ainda está em dúvida na migração, pode começar a empreender enquanto trabalha. Desde que isso não impeça ou não atrapalhe a sua atividade como empregado da empresa a qual está vinculado.

Fonte: MyCOND

Além disso, essa estratégia é interessante porque diminui o risco. Logo, mesmo que você tenha investido uma parte do seu dinheiro no empreendimento, o fato de você continuar trabalhando como CLT garante que seu salário continue entrando na sua conta. 

Então, depois de ver este conteúdo, você já pode ponderar se vale mais a pena crescer em uma empresa ou se tornar empreendedor. No mais, boa sorte em sua jornada!

Este artigo foi útil? AVALIE

Avaliação média:
Total de Votos:

Crescer em uma Empresa ou Empreender? Melhor Opção Hoje

Sophia Araújo
Especialista em produção de conteúdo para web desde 2017, atua como redatora do portal, compartilhando informações atualizadas e notícias sobre as Provas do Encceja para Ensino Fundamental e Médio, além de tirar as dúvidas de todas as pessoas interessadas em ingressar no programa educacional.