Se você deseja se qualificar profissionalmente, o curso técnico Segurança do Trabalho pode ser perfeito para você! Nesse sentido, preparamos um artigo completo sobre o mercado de trabalho, salários, e locais que oferecem o curso, entre outros detalhes do curso técnico Segurança do Trabalho!
GUIA DE CONTEÚDO
Curso Técnico Segurança do Trabalho
A princípio, o mercado de trabalho tem exigido cada vez mais qualificações dos profissionais que estão ingressando no mundo corporativo. Nesse sentido, as graduações podem ajudar os candidatos a se destacarem e conquistarem uma boa vaga.
Entretanto, sabemos que muitos não possuem condições de arcar com os custos de uma faculdade. Nesse caso, uma alternativa muito válida é buscar pelos cursos técnicos.
Isso porque, além de serem mais acessíveis e terem menor duração, essa modalidade de curso prepara o aluno para trabalhar com determinada área, de forma mais técnica. Ou seja, é ótimo para quem não tem muito tempo ou dinheiro para investir.
Um exemplo disso é o curso Técnico Segurança do Trabalho. Nesse sentido, o profissional dessa área tem grande importância estratégica para as empresas, especialmente as de médio e grande porte.
De forma breve, o papel do profissional é garantir o bem-estar dos trabalhadores, atuando diretamente na redução do número de faltas ao trabalho e aumento de produtividade, por exemplo.
✓ Saiba mais:
Se você ficou interessado pelo curso Técnico Segurança do Trabalho, confira a seguir todas as informações detalhadas sobre a modalidade:
Módulos do curso
Atualmente, o curso técnico em Segurança do Trabalho tem o objetivo de ensinar a análise de ambientes laborais, a prevenção de riscos e atuação em casos de perigo como incêndios, quedas, mau funcionamento de equipamentos, etc.
✓ Veja mais dicas de carreira:
Desse modo, o foco é no aprendizado da forma correta de prestar esse auxílio, como avaliar ambientes, planejar e executar ações de investigação e educação.
Além disso, o curso possui os módulos:
- Elaboração e implantação de política de saúde e segurança;
- Avaliação e medidas de controle de riscos físicos, químicos e biológicos;
- Avaliação e medidas de controle de riscos ergonômicos e de acidentes;
- Ações de investigação e controle de incidentes e doenças ocupacionais;
- Elaboração de programas de saúde e segurança;
- Assistência de primeiros socorros;
- Elaboração e implantação de planos de emergência;
- Ações educativas em saúde e segurança.
Além do mais, é válido ressaltar que esse tipo de curso pode ser facilmente encontrado em diversas cidades, de forma paga ou gratuita.
Onde fazer o curso Técnico Segurança do Trabalho
A princípio, o curso de Segurança do Trabalho está disponível em duas modalidades: o técnico e o tecnólogo. Ou seja, como curso livre ou como um curso de nível superior.
Nesse sentido, diversas instituições ofertam o curso. Por exemplo, o SENAC ou a Universidade Franca – UNIFRAN. Entretanto, vale ressaltar que algumas instituições não oferecem o curso gratuito, porém existem diversos sistemas de bolsas de estudos.
Curso de Segurança do Trabalho SENAC EAD
Consolidada como uma das maiores instituições de cursos do Brasil, o SENAC é uma das responsáveis por oferecer o curso Técnico Segurança no Trabalho.
De acordo com o portal, o estudante terá formação para a atuar em ações prevencionistas e nos processos produtivos com auxílio de métodos e técnicas de identificação, avaliação e medidas de controle de riscos ambientais de acordo com normas regulamentadoras e princípios de higiene e saúde do trabalho.
Além disso, vai aprender a desenvolver ações educativas na área de saúde e segurança do trabalho.
A princípio, a carga horária do curso é de 1200 horas, e os requisitos para participar são:
- Ter acima de 16 anos;
- Estar cursando o 2° do Ensino Médio ou já ter concluído.
Atualmente, o SENAC oferece o curso presencial e EaD. Além do mais, as vagas variam conforme a região, e no próprio site você pode verificar as disponibilidades e datas de inscrição.
Se você optar por comprar o curso, ele está disponível com parcelas a partir de R$200. Entretanto, para famílias de baixa renda, é possível tentar a modalidade PSG, que concede bolsas para pessoas que se enquadrem nas regras.
Por fim, não deixe de acompanhar nosso portal para mais detalhes e informações sobre os cursos técnicos.