ENCCEJA 2022 é pago? Saiba sobre valor das inscrições e certificados!
Muitas pessoas têm dúvidas sobre se o Encceja 2022 é pago ou não! Se você deseja realizar esta prova para obter o certificado de conclusão do Ensino Fundamental e/ou Médio, siga nos acompanhando para conferir as principais informações referentes à este exame, bem como também se o Encceja 2022 é pago ou não!
GUIA DE CONTEÚDO
O que é Encceja?
O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, mais conhecido como Encceja, é destinado para as pessoas que não concluíram a educação básica na idade adequada.
Realizando a prova do Encceja, a pessoa tem a chance de conseguir o certificado de conclusão do Ensino Fundamental e/ou Encceja Ensino Médio 2022.
As provas do Encceja 2022 é aplicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) todos os anos.
Apesar de ser feito todos os anos, o Encceja 2022 ainda gera muitas dúvidas entre as pessoas que desejam participar do mesmo. Muitas ficam na dúvida se o Encceja 2022 é pago ou não.
E para tirar todas essas dúvidas, trouxemos informações importantes sobre ao longo de todo o artigo. Siga nos acompanhando!
O Encceja 2022 é pago?
Está se perguntando se o Encceja 2022 é pago? Informamos a você que o Encceja é uma prova totalmente gratuita e a sua participação é voluntária, destinada a jovens e adultos que moram no Brasil ou no exterior, que não concluíram os estudos no tempo regulamentar.
Podem participar do exame todas as pessoas que não concluíram seus estudos na idade adequada e que querem obter a certificação Encceja 2022 de conclusão para buscar novas oportunidades no mercado de trabalho ou dar continuidade aos estudos.
O candidato interessado não paga nada para participar do Encceja, com exceção de alguns casos que poderão ser conhecidos no tópico abaixo!
Quem precisa pagar a taxa do Encceja?
Mesmo muitas pessoas pensando que o Encceja 2022 é pago, ele não é! O exame é totalmente gratuito e a sua participação é voluntária. No entanto, há uma exceção para quem faltou à última edição.
Os ausentes no Encceja 2021 tiveram a oportunidade de justificar a ausência no sistema do exame. Aqueles que não fizeram a justificativa ou teve o pedido reprovado só tem a inscrição confirmada após o pagamento da taxa de ressarcimento, no valor de R$ 40,00.
“O boleto fica disponível na Página do Participante, pouco tempo depois da inscrição, e pode ser pago em qualquer banco, casa lotérica ou agência dos Correios”.
Fonte: Gov.br
Ainda de acordo com o site Gov.br,
“para quem nunca se inscreveu no Encceja, não faltou ao último ano, ou faltou, mas conseguiu comprovar o motivo da ausência, a inscrição é finalizada com uma mensagem de confirmação. Nenhum boleto é gerado para esses casos”.
Quem pode participar do Encceja 2022?
Assim como em outros programas, para participar das inscrições Encceja é preciso estar encaixado (a) nas regras estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo INEP Encceja 2022.
Qualquer pessoa que não concluiu a educação básica e quer concluir, pode participar do Encceja desde que tenha a idade mínima exigida. Confira a seguir:
- Para a certificação do Ensino Fundamental: Idade mínima de 15 anos completos no dia da prova;
- Para a certificação do Ensino Médio: Idade mínima de 18 anos completos no dia da prova.
Ciente dessa faixa-etária exigida, você poderá se inscrever no Encceja 2022 dentro do prazo estabelecido e, ainda assim, não pagar nada para participar e obter o certificado de conclusão dos estudos!