Fique atento ao calendário do ENCCEJA 2023. Com ele, é possível concluir a escolaridade básica por meio da obtenção de certificados do ensino fundamental e médio. Neste post, entenda como se inscrever entre outros detalhes essenciais sobre o ENCCEJA 2023!
GUIA DE CONTEÚDO
Sobre o ENCCEJA
As pessoas que optam pelo Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA 2023), após serem aprovadas, têm direito ao diploma. Com isso, o programa tende a contribuir para a melhoria da educação brasileira.
Após a realização das provas, na página oficial do programa o participante consegue conferir o gabarito e o resultado do ENCCEJA.
Esse programa, originado em 2002, surgiu como uma forma de avaliar os alunos interessados em obter o certificado mas que não frequentavam regularmente as instituições de ensino.
Como funciona o ENCCEJA?
O ENCCEJA 2023 ocorre anualmente, tendo o Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) como autarquias responsáveis pela aplicação do exame.
Atuando em conjunto, os dois órgãos se encarregam para que a realização da prova seja totalmente gratuita. Assim, desde que os participantes do exame adquiram a pontuação indicada, podem emitir o diploma de nível fundamental ou médio.
No primeiro ano pandêmico, em 2020, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) apresentou um relatório constando dados em que mais de 171 mil alunos deixaram de frequentar a escola.
Essas informações são justificadas, também, tendo em vista a crise financeira. Porém, com o ENCCEJA 2023, milhões de brasileiros têm a chance de voltar a estudar e, assim, conquistar uma vaga de emprego.
Quem pode fazer o ENCCEJA?
O ENCCEJA 2023 é destinado às pessoas que não possuem idade regular para ingressar nos ensinos fundamental e médio e querem concluir os estudos. Caso contrário, se torna preciso voltar a frequentar a escola normalmente.
Com a finalidade e melhor estabelecer as normas de participação do programa, o INEP torna público os seguintes limites de idade:
- Ensino fundamental: o candidato deve possuir, no mínimo, 15 anos até o dia do exame;
- Ensino médio: possuir, no mínimo, 18 anos até o dia do exame.
Não há necessidade em comprovar baixa renda, dessa forma, todos têm direito à isenção da taxa de inscrição.
Essa exigência é contrária à aplicação do ENEM, no qual exige que o candidato comprove possuir baixa renda para ter acesso à isenção.
Data da prova do ENCCEJA 2023
O INEP ainda não divulgou o calendário do ENCCEJA. No entanto, a última edição do programa ocorreu da seguinte forma:
- Inscrição: 11 a 25/1;
- Aplicação da prova (ensino fundamental e médio): 25/4.
Fique atento, pois assim que o INEP disponibilizar as novas datas e horários do ENCCEJA, vamos atualizar as informações.
Resultado do ENCCEJA
Obter a aprovação para concluir a escolaridade básica é grande, mas, infelizmente, nem todos os participantes terão acesso ao certificado. Isso porque, é preciso atingir uma pontuação que possibilite ao ENCCEJA liberar o diploma.
Dessa forma, é necessário alcançar, no mínimo 100 pontos na prova objetiva. Já na redação, o mínimo exigido são 5 pontos.
A consulta acerca do resultado do exame é realizada acessando o site do INEP, que é no mesmo portal onde as inscrições são efetuadas.
Na página da instituição, basta informar o número de CPF e senha. Feito isso, você terá acesso à nota obtida nas provas.
Inscrição ENCCEJA 2023
Quem estiver interessado em realizar as provas do ENCCEJA 2023, saiba que as inscrições são realizadas de forma online.
- Para isso, o candidato precisa acessar o site do programa, clicando aqui.
- Esse link dá acesso à Página do Participante do ENCCEJA. Assim, no portal, o candidato gera login e senha, gerando cadastro e confirma interesse em efetuar o exame.