ENEM 2023: Edital, Novas Regras, Valor, Isenção e Inscrição
O ENEM 2023 é a porta de entrada para as universidades. Em virtude disso, separamos informações sobre regras, valores, isenção ou como se inscrever no ENEM 2023. Não perca todos os detalhes a seguir!
GUIA DE CONTEÚDO
Quem pode fazer o ENEM?
Inicialmente, o Exame Nacional do Ensino Médio se configura como sendo o maior vestibular do país e abre várias portas para cursos superiores.
Por meio do programa é possível se inscrever nas instituições de ensino superior independentemente de serem públicas ou privadas.
Diante disso, o Enem é aberto ao público, contudo você pode se inscrever como treineiro ou concorrer às vagas.
Portanto, a inscrição do Enem é gratuita para pessoas que têm direito à isenção da taxa. Caso contrário, as pessoas inscritas no ENEM 2023 devem pagar o valor equivalente a R $85. Enfim, veja a seguir as informações e saiba como são as provas.
Como são as provas do ENEM?
Antes de mais nada, as provas do Enem acontecem em dois dias, finais de semana subsequentes, ao todo são 180 questões divididas entre 90 questões por dia, além de uma redação de caráter dissertativo argumentativo.
As disciplinas que caem no Enem são:
- Linguagens códigos e suas tecnologias;
- Matemática E suas tecnologias;
- Ciências da Natureza e suas tecnologias;
- Ciências Humanas e suas Tecnologias;
- Redação.
Na parte de Ciências da Natureza são apresentadas disciplinas como biologia, química e física.
Já na ciências humanas engloba matérias como Filosofia e Sociologia, além de Geografia e História. As questões de múltipla escolha utilizam a interdisciplinaridade como principal característica.
Na prova de redação são apresentados os textos no qual o aluno pode se basear para fazer a questão dissertativa.
Entre as competências da redação estão:
- Compreensão da proposta;
- Domínio da Norma padrão da língua portuguesa;
- Seleção e organização das informações;
- Demonstração de conhecimento da língua necessária para a argumentação no texto;
- Além da elaboração de uma proposta de solução.
Por fim, veja a seguir mais detalhes e saiba quais são as novas regras do ENEM 2023.
Quais são as novas regras do ENEM 2023?
Antes de tudo, o ENEM sofreu algumas modificações ao longo do tempo. Inicialmente, o exame foi criado apenas para medir o nível de aprendizagem dos estudantes.
Atualmente o exame é a principal porta de entrada para as Universidades. Com a nova mudança, o Enem será estruturado e além de questões objetivas haverá também a exceção de questões discursivas.
Sendo assim você deverá redigir a resposta levando em conta a área de conhecimento.
Vale lembrar também que segundo as novas regras, os alunos que tiverem feito curso técnico integrado ao ensino médio poderão ter um bônus na nota.
De acordo com o secretário de educação básica Mauro Rabelo, a proposta de bonificação deverá acontecer entre os anos de 2023 e 2024.
De acordo com as novas regras, o Enem vai contar com duas etapas. A primeira etapa será direcionada às disciplinas voltadas à Base Nacional Comum Curricular- BNCC.
Já a segunda etapa será voltada para a formação específica desejada por aquele estudante.
Todo procedimento relacionado à segunda etapa deve iniciar no ato da inscrição em que você pode escolher responder questões voltadas à linguagens, ciências humanas e sociais aplicadas, matemática e ciências da Natureza .
Por fim, veja a seguir como se inscrever no ENEM.
Como se inscrever no ENEM 2023?
Para ter direito a inscrição do ENEM 2023 você precisa seguir o passo-a-passo abaixo:
- Acesse o Portal do Enem clicando aqui;
- Vá para inscrição;
- Insira os dados de cadastro;
- Criar um login e senha.
Vale lembrar que este acesso será solicitado toda vez que você precisar entrar no sistema e acompanhar sua inscrição ou nota.
Como mencionado acima, a taxa de inscrição é R$ 85. Contudo, você pode solicitar a isenção desde que esteja inserido nos grupos de baixa renda ou pessoas inscritas no cadastro único do Governo Federal.
Por fim, para mais detalhes sobre o ENEM 2023, continue acompanhando o nosso portal.