O ensino médio profissionalizante é um dos modelos de ensino mais populares do ensino básico. Mas por que esse tipo de formação é tão popular? A seguir, você entenderá como funciona o ensino médio profissionalizante e todos os detalhes sobre ele:
GUIA DE CONTEÚDO
O que é o ensino médio profissionalizante?
O ensino médio é uma das etapas mais importantes do ensino básico, uma vez que precede o ingresso dos estudantes no mercado de trabalho.
Entretanto, um grande problema que os jovens recém formados no ensino médio encontram é a falta de formação adequada e experiência.
Por isso, os ensino médio integrado a um cruso técnico tem sido cada vez mais aceitos no ensino básico. Pois, como o próprio nome indica, permitem o aprendizado de um ofício durante o período do ensino médio.
Esses cursos, normalmente, são de curta duração, podendo ser concluídos em cerca de dois anos. Após a conclusão do curso, o aluno em questão recebe um certificado de conclusão da formação.
Ou seja, o aluno já sai do ensino médio com um certificado de curso profissionalizante. Assim, parte a frente dos demais na concorrência do mercado de trabalho.
Por isso, cada vez mais estudantes têm se interessado por esse modelo de ensino. Contudo, como funcionam essas formações?
Como funcionam os cursos integrados?
Os cursos profissionalizantes no ensino médio são integrados e organizados de acordo com o currículo escolar dos estudantes.
A carga horária do curso, na maioria das vezes, é diária e acontece durante um período completo do dia.
Nesse período, os estudantes têm acesso ao aprendizado tanto na parte teórica quanto na parte prática, desenvolvendo um ofício para atuar.
Mas, quais são os cursos integrados ao ensino. Veja abaixo:
Quais são os cursos integrados ao ensino médio?
Como o objetivo desse modelo de ensino é tanto preparar o jovem para o mercado de trabalho, quanto oferecer mão de obra qualificada para a empresa, os cursos oferecidos são sempre os que possuem um bom índice de empegabilidade.
Há muitas áreas que estão contratando bastante atualmente, tais como a área da tecnologia e área da mecânica.
Devido a nova onda de vida saudável e conceito de vida fitness, as áreas da saúde voltadas para essa parte estão sendo bastante requisitadas.
O setor de marketing também tem oferecido grandes oportunidades para os estudantes da área. Por isso, se você tem afinidade com alguns desses direcionamentos, essa pode ser a oportunidade ideal para você.
Você já sabe como funciona o modelo de ensino e quais as áreas que você pode encontrar para se qualificar. Mas, quais são os cursos disponíveis?
A segui, separamos alguns exemplos dos cursos ensino médio profissionalizantes. Então, confira a seguir:
- Informática;
- Mecatrônica;
- Eletrotécnica;
- Administração;
- Segurança do Trabalho;
- Transações Imobiliárias;
- Mecânica;
- Tecnologia e informática;
- Contabilidade e finanças;
- Comercial e marketing;
- Engenharia;
- Gestão e liderança;
- Entre outros.
Como se inscrever no ensino médio profissionalizante?
Ao estar próximo de concluir o 9° ano do ensino fundamental, o estudante pode se inscrever no ensino médio integrado.
As inscrições ensino médio profissionalizante, geralmente, ocorrem no mês de novembro e algumas instituições podem exigir um processo seletivo atráves de uma avaliação.
É necessário verificar quais são as instituições de ensino médio profissionalizante na sua região. As inscrições são realizadas de maneira online para a maioria das escolas.
Por fim, para entender as diferenças entre ensino médio tradicional e profissionalizante, veja o vídeo a seguir: