PROUNI 2023: Bolsas, Regras, Dúvidas e Inscrição

O PROUNI 2023 é um programa que ajuda estudantes a ingressarem na instituição de ensino superior. Para saber detalhes, assim como bolsas, regras, dúvidas e inscrição do PROUNI 2023, continue acompanhando este portal.

PROUNI 2023
PROUNI 2023 Imagem: Guia do Estudante

Como funciona o PROUNI?

Antes de mais nada, o programa Universidade para Todos, mais conhecido como ProUni, garante o acesso ao ensino superior privado por meio de bolsas integrais e parciais.

Sendo assim, para se inscrever é preciso ter realizado o ENEM pelo menos nas duas últimas edições.

O programa é voltado para alunos de baixa renda, os quais precisam confirmar as informações junto à instituição escolhida.

Vale lembrar que para você participar do programa é preciso ter conseguido pontuação mínima de 450 pontos na média e não pode ter zerado a redação.

Além disso, outros critérios são levados em conta no momento de inscrição. Enfim, veja a seguir mais informações e saiba quem pode se inscrever no PROUNI 2023.


Quais bolsas que existem no PROUNI 2023?

Inicialmente, as bolsas de estudos oferecidas pelo ProUni são de caráter parcial e integral. As bolsas parciais são equivalentes a 50% do valor da matrícula.

Portanto, para se inscrever nessa condição e conseguir a vaga é preciso comprovar renda familiar bruta mensal por pessoa de até no máximo três salários mínimos.

Por sua vez, para ter acesso a PROUNI 2023: Bolsas, Regras, Dúvidas e Inscrição 100% e não pagar a mensalidade da instituição é necessário que você comprove renda familiar bruta mensal por pessoa de no máximo um salário mínimo e meio.

Imagem: EXTRA

Por fim, veja a seguir mais detalhes e saiba quem pode se inscrever no PROUNI 2023


Quem pode se inscrever no PROUNI?

Como mencionado acima, para se inscrever é preciso ter realizado pelo menos as duas últimas edições do Enem. Além disso, é importante lembrar que você precisa se adequar em alguma das modalidades abaixo:

  •  Ser pessoa com deficiência;
  •  Ter cursado ensino médio na Rede Pública de ensino ou ser bolsista de colégio privado;
  •  Ser professor da rede pública em exercício e desejar uma segunda graduação.

Como se inscrever no PROUNI 2023?

Para se inscrever no ProUni é preciso acessar o site e seguir todos os regulamentos preenchendo as informações pedidas. A inscrição é de 7 a 10 de Março e a primeira chamada está marcada para o dia 14 de Março.

Portanto, vale lembrar que atualmente os programas governamentais estão atrelados ao site do governo federal. Sendo assim é necessário que você tenha cadastro no portal gov.br. Enfim, veja a seguir, siga o passo-a-passo abaixo:

Imagem: PROUNI
  •  Insira o CPF e a senha;
  •  Preencha todos os requisitos e dados pedidos para concorrer à bolsa;
  •  Responda o questionário socioeconômico e finalize os dados pessoais.

Após todo o procedimento acima você deve escolher os cursos. Diante disso, você tem direito a escolher dois cursos, sendo primeira e segunda opção. A busca pode ser feita pelo nome da instituição, turno ou município.

 Vale lembrar que a avaliação e o resultado dos aprovados levam em conta a nota de corte.

A nota de corte pode ser conceituada como a menor nota exigida por aquela instituição. A sua pontuação vai levar em conta as notas de cada disciplina.

 É importante destacar que a nota de corte pode variar a depender da instituição, curso e turno. Sendo assim, os cursos com maiores notas de corte são medicina direito e engenharias.

Imagem: Veja

É bom destacar também que a partir do segundo dia de inscrição, o portal já disponibiliza as notas de corte levando em conta as inscrições que já constam no site.

 Por fim, caso você não tenha sido aprovado pode sinalizar o desejo de participar da lista de espera.

O resultado da segunda chamada está previsto para o dia 28 de Março. Enfim, para mais detalhes sobre o PROUNI 2023,  continue acompanhando este Portal. 

Este artigo foi útil? AVALIE

Avaliação média:
Total de Votos:

PROUNI 2023: Bolsas, Regras, Dúvidas e Inscrição

Sophia Araújo
Especialista em produção de conteúdo para web desde 2017, atua como redatora do portal, compartilhando informações atualizadas e notícias sobre as Provas do Encceja para Ensino Fundamental e Médio, além de tirar as dúvidas de todas as pessoas interessadas em ingressar no programa educacional.