Existe um grande público interessado no curso de publicidade, mas que não sabe bem o que faz um publicitário. E para entender os detalhes sobre a profissão, vale a pena conferir essas informações. Então, descubra neste artigo, o que faz um publicitário e como é o mercado para esse profissional.
GUIA DE CONTEÚDO
O que faz um publicitário?
O curso de publicidade e propaganda tem sido um dos mais procurados por promover diversas opções de atuação para o profissional, e principalmente, por possibilitar a aproximação com estratégias de marketing digital.
E para que não restem dúvidas quanto a esta profissão, separamos aqui informações completas! Portanto, veja tudo que você precisa saber sobre a atuação de um publicitário.
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Quais as funções de um publicitário?
O curso de publicidade promove o aprendizado de funções fundamentais para o profissional da área. Mas afinal, quais as funções de um publicitário? Confira abaixo as principais competências de um:
- Gerenciar mídias sociais;
- Fazer pesquisa de mercado;
- Identificar as mídias adequadas para cada cliente;
- Atendimento ao cliente;
- Elaboração de estratégias de venda;
- Análise de resultados;
- Elaboração e execução de projetos;
- Entre outros.
Grade curricular de publicidade e propaganda
A formação em publicidade pode ser encontrada como baracharelado ou tecnólogo. A graduação conta com quatro anos para se formar e o ensino técnico, cerca de dois anos.
No entanto, as matérias do curso de publicidade de ambas as modalidades podem incluir temas como:
- Antropologia.
- Comunicação Institucional.
- Comunicação Política.
- Criação Publicitária.
- Direção de Arte.
- Fotografia Publicitária.
- Gestão Estratégica de Marketing.
- Legislação e Ética Publicitária.
- Entre outras.
Quanto ganha um publicitário?
O salário de um publicitário pode variar bastante de acordo com a sua categoria de atuação e de acordo com o porte da empresa para qual presta serviços. Além disso, há a possibilidade de empreender ou atuar como autônomo.
Portanto, separamos a seguir uma média salarial de um publicitário de acordo com a empresa. Veja:
- Grande porte – R$ 4.281,43.
- Médio porte – R$ 3.293,40.
- Pequeno porte – R$ 2.533,39.
Lembrando que esses são valores de referência, mas vão variar por diversos fatores.
Em quais áreas o publicitário pode atuar?
Muitas pessoas visualizam a profissão somente como um viés da propaganda, mas existem outros detalhes sobre qual é o perfil de um publicitário.
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A comunicação, por exemplo, é um dos principais artefatos dessa profissão. As estratégias de venda também são parte importante da rotina deste profissional.
A criatividade e as estratégias de marketing também devem fazer parte do perfil de um publicitário.
Portanto, ao se forma em publicidade você pode atuar como:
- designer;
- redator;
- diretor;
- roteirista;
- fotógrafo;
- gestor de marketing;
- analista de SEO;
- analista de marketing etc.
As opções são diversas. Além disso, você pode atuar em:
- agências de publicidade;
- rádio
- TV;
- internet;
- você pode montar o próprio negócio;
- atuar como autônomo, freelancer etc.
O que não falta são opções.
Como empreender na publicidade?
Quem atua na área da publicidade irá encontrar duas opções bem definidas de atuação: a CLT e o PJ. Ambas as categorias possuem vantagens e desvantagens.
O publicitário CLT tem acesso aos direitos dos trabalhadores, tais como seguro desemprego, décimo terceiro, vale transporte, contribuição no FGTS, entre outros.
Já o MEI não possui descontos em seu pagamento, tendo somente que cumprir com a taxa do DAS. Além disso, o MEI e a CLT não podem acontecer ao mesmo tempo.
Para os publicitários que querem empreender, o MEI pode ser a melhor opção e aqui vão algumas dicas importantes:
- Defina a sua área de atuação (social media, assessoria, gerenciamento de contas, entre outros);
- Defina a sua marca e a sua identidade visual;
- Tenha uma rede de contatos ampla;
- Tenha o controle financeiro do seu empreendimento;
- Seja criativo, prestando serviços de forma diferenciada.
Por fim, para conferir mais dicas de empreendimento para a área de publicidade, veja ainda o vídeo que separamos a seguir: