O que Faz um Publicitário? Carreira, Salários, Áreas e Mercado

Existe um grande público interessado no curso de publicidade, mas que não sabe bem o que faz um publicitário. E para entender os detalhes sobre a profissão, vale a pena conferir essas informações. Então, descubra neste artigo, o que faz um publicitário e como é o mercado para esse profissional.

O que faz um publicitário

O que faz um publicitário?

curso de publicidade e propaganda tem sido um dos mais procurados por promover diversas opções de atuação para o profissional, e principalmente, por possibilitar a aproximação com estratégias de marketing digital.

E para que não restem dúvidas quanto a esta profissão, separamos aqui informações completas! Portanto, veja tudo que você precisa saber sobre a atuação de um publicitário.

✓ Saiba mais:


Quais as funções de um publicitário?

O curso de publicidade promove o aprendizado de funções fundamentais para o profissional da área. Mas afinal, quais as funções de um publicitário? Confira abaixo as principais competências de um:

  • Gerenciar mídias sociais;
  • Fazer pesquisa de mercado;
  • Identificar as mídias adequadas para cada cliente;
  • Atendimento ao cliente;
  • Elaboração de estratégias de venda;
  • Análise de resultados;
  • Elaboração e execução de projetos;
  • Entre outros.

Grade curricular de publicidade e propaganda

A formação em publicidade pode ser encontrada como baracharelado ou tecnólogo. A graduação conta com quatro anos para se formar e o ensino técnico, cerca de dois anos.

Fonte: InfoEscola

No entanto, as matérias do curso de publicidade de ambas as modalidades podem incluir temas como:

  • Antropologia.
  • Comunicação Institucional.
  • Comunicação Política.
  • Criação Publicitária.
  • Direção de Arte.
  • Fotografia Publicitária.
  • Gestão Estratégica de Marketing.
  • Legislação e Ética Publicitária.
  • Entre outras.

Quanto ganha um publicitário?

salário de um publicitário pode variar bastante de acordo com a sua categoria de atuação e de acordo com o porte da empresa para qual presta serviços. Além disso, há a possibilidade de empreender ou atuar como autônomo.

Fonte: UniAcademia

Portanto, separamos a seguir uma média salarial de um publicitário de acordo com a empresa. Veja:

  • Grande porte – R$ 4.281,43.
  • Médio porte – R$ 3.293,40.
  • Pequeno porte – R$ 2.533,39.

Lembrando que esses são valores de referência, mas vão variar por diversos fatores.


Em quais áreas o publicitário pode atuar?

Muitas pessoas visualizam a profissão somente como um viés da propaganda, mas existem outros detalhes sobre qual é o perfil de um publicitário.

✓ Confira mais dicas importantes:

Fonte: Amambai Notícias

A comunicação, por exemplo, é um dos principais artefatos dessa profissão. As estratégias de venda também são parte importante da rotina deste profissional.

A criatividade e as estratégias de marketing também devem fazer parte do perfil de um publicitário.

Portanto, ao se forma em publicidade você pode atuar como:

  • designer;
  • redator;
  • diretor;
  • roteirista;
  • fotógrafo;
  • gestor de marketing;
  • analista de SEO;
  • analista de marketing etc.

As opções são diversas. Além disso, você pode atuar em:

  • agências de publicidade;
  • rádio
  • TV;
  • internet;
  • você pode montar o próprio negócio;
  • atuar como autônomo, freelancer etc.

O que não falta são opções.


Como empreender na publicidade?

Quem atua na área da publicidade irá encontrar duas opções bem definidas de atuação: a CLT e o PJ. Ambas as categorias possuem vantagens e desvantagens.

O publicitário CLT tem acesso aos direitos dos trabalhadores, tais como seguro desemprego, décimo terceiro, vale transporte, contribuição no FGTS, entre outros.

Já o MEI não possui descontos em seu pagamento, tendo somente que cumprir com a taxa do DAS. Além disso, o MEI e a CLT não podem acontecer ao mesmo tempo.

Para os publicitários que querem empreender, o MEI pode ser a melhor opção e aqui vão algumas dicas importantes:

  • Defina a sua área de atuação (social media, assessoria, gerenciamento de contas, entre outros);
  • Defina a sua marca e a sua identidade visual;
  • Tenha uma rede de contatos ampla;
  • Tenha o controle financeiro do seu empreendimento;
  • Seja criativo, prestando serviços de forma diferenciada.

Por fim, para conferir mais dicas de empreendimento para a área de publicidade, veja ainda o vídeo que separamos a seguir:

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